Eleições
Após eleições na Colômbia, direita iguala esquerda e deve liderar na América do Sul
Vitória de Abelardo de la Espriella e liderança de Keiko Fujimori mostram vantagem da direita nos países sul-americanos
Com a vitória de Abelardo de la Espriella na eleição presidencial da Colômbia, a direita igualou a esquerda no comando dos países da América do Sul. Quando o advogado e empresário assumir o cargo, serão seis governos alinhados à direita e seis à esquerda na região.
O equilíbrio, no entanto, pode durar pouco. Isso porque Keiko Fujimori lidera a apuração para a presidência do Peru e, se confirmar a vitória, a direita passará a comandar sete dos 12 países sul-americanos.
Os países com presidentes alinhados à esquerda ou centro-esquerda são: Brasil (Lula), Guiana (Irfaan Ali), Suriname (Jennifer Simons), Uruguai (Yamandú Orsi) e Venezuela (Delcy Rodríguez).
Já os países com presidentes de direita ou centro-direita são: Argentina (Javier Milei), Bolívia (Rodrigo Paz), Chile (José Antonio Kast), Colômbia (Abelardo de la Espriella), Equador (Daniel Noboa) e Paraguai (Santiago Peña).
O Peru, atualmente governado de forma interina por José María Balcázar, do partido Peru Livre, pode confirmar nos próximos dias a vitória de Keiko Fujimori, do Força Popular. O país ainda finaliza a apuração da eleição presidencial, mas a candidata aparece à frente na contagem e, se confirmar o resultado, dará vantagem à direita na região.
Eleições na Colômbia
Neste domingo (21), veículos da Colômbia confirmaram a vitória de Abelardo de la Espriella após a apuração preliminar dos votos. O advogado e empresário derrotou o progressista Iván Cepeda e será o novo presidente do país, substituindo Gustavo Petro.
Com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Abelardo de la Espriella promete agir com “mão dura” contra o narcotráfico e corrupção. Ele também defende os acordos militares com os EUA para combater o crime organizado.
Fonte R7

