Conecte-se Conosco


Banner SAAE


Indaiatuba

Morre Manoel de Miranda, lenda do jornalismo policial de Indaiatuba

Foto: reprodução/redes sociais
Compartilhe essa notícia:

O jornalismo e a radiofonia de Indaiatuba perderam, nesta terça-feira, uma de suas vozes mais marcantes. Faleceu, aos 79 anos, Manuel Ferreira de Miranda, carinhosamente conhecido como Mané de Miranda. O repórter, que construiu uma trajetória inesquecível na cobertura policial e esportiva, deixa um legado de dedicação à notícia e à comunidade indaiatubana .

Nascido em Piracicaba no dia 15 de outubro de 1946, Manuel chegou a Indaiatuba ainda jovem, em novembro de 1959, aos 13 anos. Antes de se consagrar com o microfone e a caneta, sua primeira paixão na cidade foi o futebol. Aos 15 anos, iniciou sua trajetória no esporte amador jogando pelo C.A. Paulistano, passando depois por equipes tradicionais como o Esporte Clube XV de Novembro e o E.C. Cisa, ligado ao antigo Cotonifício Indaiatuba .

A transição dos campos para as redações aconteceu de forma natural. O talento para contar histórias o levou a escrever notícias policiais para o Jornal Tribuna de Indaiá. O envolvimento com a comunicação foi tão profundo que, em 1963, Manuel e seus irmãos – José Luiz, Belmira e Teresinha – tornaram-se proprietários do periódico, consolidando uma verdadeira dinastia da informação local .

O grande salto de sua carreira, no entanto, deu-se com a entrada no rádio. Mané de Miranda tornou-se radialista policial, comentarista esportivo e repórter de campo na Rádio Jornal de Indaiatuba. Durante 23 anos, sua voz peculiar e seu estilo único de narrar os fatos criminais e esportivos prenderam a atenção de milhares de ouvintes, tornando-o uma figura lendária na região. Em 2007, encerrou seu ciclo no rádio, mas sua paixão pelo jornalismo o manteve ativo nas páginas da Tribuna de Indaiá .

Além do profissional implacável na busca pela notícia, Manuel era reconhecido por sua essência humana. Descrito por amigos e familiares como um homem generoso, simples e companheiro, ele sempre priorizou seus laços afetivos. Casado desde 1972 com Verônica Rodrigues de Miranda, formou uma grande família com seus quatro filhos – Viviane, Gabino, Giuliano e Daniel – e seus netos Amanda, Gustavo e Henrique .

A morte de Manoel de Miranda encerra um capítulo fundamental na história da imprensa de Indaiatuba. Sua habilidade em traduzir o cotidiano, muitas vezes duro das crônicas policiais, com a proximidade e o respeito que a comunidade merecia, jamais será esquecida. Indaiatuba hoje não perde apenas um repórter; perde um de seus mais atentos e dedicados contadores de histórias.

Compartilhe essa notícia:

O Portal iMais apresenta as principais notícias e informações de Indaiatuba, cidades da região e também fatos relevantes para a população local. Iniciado em 9 de dezembro de 2007, ainda com o nome de Mais Indaiá, é o mais antigo site de notícias de Indaiatuba. Desde o final de 2019 recebeu uma nova roupagem, nome e uma linha editorial mais atrativa aos assuntos de maior interesse aos indaiatubanos.